Crie Notas no Evernote via Telegram

[Atualização: esse serviço tem apresentado muita instabilidade] 

Um dos recursos que mais gosto no Telegram são os Bots, contas que executam ações automáticas com base em comandos enviados pelo usuário. No artigo Novidades do Netflix no Telegram expliquei como funciona o Bot do Netflix e agora te ensinarei a criar Notas no seu Evernote via Telegram.

A primeira coisa a fazer é seguir a conta @evernotesbot e utilizar o comando /start no campo de mensagens. Você será encaminhando para página de autorização da Evernote, que, por sua vez, viabilizará a conexão dos dois serviços.

Mas, não custa lembrar, sempre que for conectar serviços ao seu Evernote, entre em modo de alerta! Apesar da logo, o Bot claramente não é oficial e isso me deixou levemente preocupado. Aceitei a conexão porque ela apenas dá acesso aos títulos das Notas, Cadernos, Pilhas e Etiquetas. Em outras palavras, o Bot (e seu criador) não conseguem ver o conteúdo das nossas Notas.

+ VCP 180 - Principais características do Telegram

O próximo passo é autorizar a conexão e voltar ao Telegram. Para criar Notas, apenas escreva uma mensagem e clique no botão enviar do Telegram. Uma resposta automática confirmará a criação da Nota. Uma pequena parte do início da mensagem será usada como título da Nota e toda mensagem será colocada no corpo da Nota.

O Bot sempre criará as Notas em seu Caderno Padrão, mas você pode modificar essa configuração digitando /settings no campo de mensagem. Dois botões aparecerão na base do Telegram. Clique no nome do Caderno atual para escolher outro ou em Exit para sair do menu de configurações.

Enviar Notas via Telegram pode ser uma forma rápida de criar conteúdo novo no Evernote, mas há outa possibilidade, o encaminhamento. Caso receba uma mensagem de alguém em outra conta do Telegram, basta encaminha-la para o @evernotesbot e uma Nota também será criada no seu Evernote. E um detalhe interessante, além da mensagem, os anexos também serão levado para seu Evernote.