Pequenas novidades no Evernote para Android e iOS

Atualizações recentes no Evernote para Android e iOS trouxeram novidades pequenas, porém, interessantes. Por exemplo, as buscas feitas via Spotlight no telefone ou tablet da Apple, agora mostram também conteúdo de Notas do Evernote. Essa era, em realidade, uma limitação imposta pela Apple e é muito bom saber que a barreira não existe mais.

Além disso, outras duas novidades do iOS 9 foram também integradas ao Evernote. Ao clicar em um link dentro de uma Nota, você não será mais enviado para o Safari. Uma espécie de aba do navegador aparecerá dentro do aplicativo. Bom para aqueles que usam senha no Evernote. Sair e voltar, significava ter que sempre digitar a senha novamente. Além disso, usuários do 6S e 6S+ poderão iniciar uma nova Nota, Foto e Lembrete ao pressionar com mais força o ícone do aplicativo.

No Android, os widgets que tanto adoro foram redesenhados e estão agora integrados ao aplicativo. Ou seja, ao realizar o download do Evernote, os widgets virão junto. Se não notou nenhuma mudança depois do update, apague os antigos widgets e os novos modelos aparecerão:

  • Ícone de Ação - Permite acesso direto a uma Nota. Uso sempre para chegar rapidamente a tarefas, roteiro de alguma viagem etc;
  • Barra - Pode ser configurada com ícones para acesso rápido a determinadas funções;
  • Barra com Pré-Visualização - Utilizo essa com minha lista de Lembretes, mas podem ser também Notas de um Cadernos.

Os três widgets podem ser configurados com diversas ações, mas há uma nova que recomendo: Nota Simples. Você poderá criar uma Nota na tela Home do seu Android sem precisar ir ao Evernote. É só clicar e um pop-up aparecerá permitindo que você escreva algo.

+ Dica 59 - Widgets no Android
+ Gostando um pouco mais do Android depois do Yahoo Aviate

Por fim, um detalhe simples, porém extremamente útil é a possibilidade de clicar numa pequena engrenagem para modificar as configurações de cor e itens na barra. Por incrível que pareça, essa engrenagem não existia em todos os antigos widgets. Antes, para mudar algo, era preciso excluir o widget e adicionar outro com as novas configurações.