Como arrastar janelas com 3 dedos no El Capitan

Desde que a Apple introduziu gestos Multi‑Touch no Mac, comprei e passei a usar diariamente um Magic Trackpad no lugar do mouse. No começo é um pouco confuso, mas quando você memoriza os movimentos, o trabalho torna-se muito mais eficiente. São tantas as opções, que me sinto diariamente no filme Minority Report.

Uma das combinações que mais gosto é poder tocar com três dedos sobre a barra superior de uma janela para arrastá-la para outra parte da tela. Nada de cliques, é só tocar no topo e a janela está magicamente "colada" nos seus dedos.

Porém, assim que terminei a instalação do El Capitan e fui até a área de configurações de Mouse e Trackpad, essa opção havia desaparecido. O sentimento de decepção com a Apple foi imediato e resolvi ir ao Google em busca de uma solução.

Ocorre que, por algum motivo inexplicável, a Apple mudou essa configuração para fora dos ajustes tradicionais de Mouse e Trackpad. Para ativar, vá até os Ajustes de Sistema e clique em Acessibilidade.

O próximo passo é escolher a opção Mouse e Trackpad. Marque a caixa Ativar o recurso arrastar com três dedos e escolha essa opção no menu.