Organização de slides no Modo de Apresentação

O Modo de Apresentação é um recurso do Evernote que permite transformar qualquer Nota em uma apresentação estilo PowerPoint ou Keynote. Você não terá a sua disposição transições avançadas e outras sofisticações, mas é possível formatar textos, incluir imagens e até mesmo usar um simulador de ponteiro laser para mostrar partes da tela.

E como definir que informações da Nota pertencerão em cada slide? O Evernote tenta adivinhar pelo tipo conteúdo, tamanho da imagem etc., mas no Mac já possível delimitar que grupo de informações será incluído. Na Dica 113 compartilhei um truque que ainda funciona no Windows, mas não precisa mais ser utilizado no OS X, pois a nova versão do Evernote permite um controle fino do que será definido como um slide. Assista o vídeo e entenda melhor o recurso e suas possibilidades.

No meu trabalho cotidiano o Modo de Apresentação não substituiu por completo as ferramentas tradicionais, mas tenho utilizado o recurso em quase todas as minhas apresentações. Um bom exemplo do seu potencial pode ser visto na minha palestra no workshop O Escritório do Futuro: Evernote para Empresas, que aconteceu recentemente no Rio de Janeiro. Ela foi toda construída dentro de uma Nota do Evernote.

Também utilizo o recurso para construir e apresentar relatórios de Redes Sociais e Google Analytics, imagens, protótipos de telas para websites e diversos outros conteúdos para meus clientes. O Keynote só entra em cena em situações muito específicas nas quais preciso de maior controle ou recursos adicionais.

OBS.: A musica Springish de Gillicuddy foi utilizada no vídeo sob licença Creative Commons.