Evernote Conference 2014

Participo da conferência desde a segunda edição e a cada ano que passa a Evernote Conference cresce um pouco mais. As do ano passado e retrasado aconteceram no San Francisco Design Center, mas a de 2013 foi duas vezes maior que a de 2012, tanto em duração, quanto em espaço ocupado. A deste ano (2014) foi dividida em dois dias como a de 2013, mas mudou para o Fort Mason Center, um local com uma vista incrível e o dobro de espaço. Foram dois prédios, um específico para o palco principal, onde foram feitos os anúncios de novos produtos e serviços, e outro para os eventos secundários.

Outra novidade foi minha participação como um dos palestrantes. Frank Meeuwsen (Países Baixos), Moe Arora (Canadá), Takuya Takagi (Japão) e eu, compartilhamos com a plateia quatro casos de sucesso no uso do Evernote Business e respondemos perguntas.

Pessoas assistindo a minha apresentação.
Pessoas assistindo a minha apresentação.

Os anúncios principais aconteceram no primeiro dia em um espaço muito maior que este (da minha apresentação). Phil Libin falou sobre as metáforas que usamos há anos para descrever e simular coisas reais no mundo virtual e como isso nem sempre faz sentido atualmente. E com base nesse argumento começou a descrever as novidades nos produtos e serviços.

Modo de Apresentação

Já gravei alguns episódios sobre o recurso, que é um dos meus recursos preferidos no Evernote. Está disponível apenas na versão Premium e transforma suas Notas em apresentações. É muito simples de usar, mas ficará ainda melhor com as novidades apresentadas na conferência.

Work Chat

Um dos mais populares desejos de meus clientes é a interação via chat dentro do próprio Evernote. É algo que realmente faz muito sentido uma vez que você já está interagindo com uma ou mais pessoas durante a construção das Notas ou Cadernos.

Context

Os usuários Premium já têm alguma experiência com o recurso que apresenta temas relacionadas na base da Nota na qual estamos trabalhando. Já me ajudou a encontrar Notas algumas vezes mas até o momento estava limitado ao universo das nossas próprias informações. O Context é uma evolução muito bem-vinda. Com ele, teremos acesso a conteúdo relacionado proveniente de outras partes fora do nosso Evernote. As parcerias anunciadas foram LinkedIn e Wall Street Journal, mas há diversas outras listadas no site da Evernote.

Scannable

Há alguns dias gravei uma entrevista com o Alexandre Mandl, que compartilhou conosco suas experiências relativas a digitalização de documentos. Aliás, ele também esteve na conferência e pode ver o Scannable em ação (vídeo abaixo). O novo aplicativo que será lançado em breve foi desenvolvido pela mesma equipe do Skitch e transforma o processo de digitalização de documentos em algo simples e eficiente.

Web

Algo que mudou completamente já no primeiro dia da conferência foi a versão Web do Evernote. Ficou muito mais leve e 100% focado no conteúdo. Portanto, aqueles que preferem usar o aplicativo online terão agora uma experiência bem diferente dos clientes para Windows e Mac.

Parceiros e Apresentações

Exatamente como aconteceu nos anos anteriores, a conferência estava repleta de parceiros e seus incríveis produtos e serviços conectados ao Evernote. Havia também uma pequena loja da empresa com todos os incríveis produtos que carregam a marca do elefante. Além disso, as apresentações e entrevistas que ocorreram nos palcos principal e secundários foram na sua maioria muito interessantes e refletiram o espírito da conferência.

#EC2014pic.twitter.com/URx2QeAIRt

— vladimir campos (@vladcampos) October 3, 2014

Além do descrito acima, alguns outros detalhes, como os trabalhos de reformulação do Penultimate, também foram divulgados. Adorei a conferência e estou muito curioso para ver todas as novidades no meu Evernote. Já concedi uma entrevista ao Coca Tech com minhas primeiras impressões e pretendo gravar episódios especiais quando os produtos forem efetivamente lançados.

Loja com produtos Evernote.
Loja com produtos Evernote.