Reduzindo PDFs para menos de 100 MB (Mac OS)

As Notas do Evernote na sua maior capacidade (Premium e Business) suportam até 100 MB de arquivos. É bastante espaço, mas dependendo da situação, pode não ser suficiente. Um bom exemplo são os arquivos PDFs. Com toda interação permitida pelo Skitch é natural que se deseje armazenar e interagir com esse tipo de documento dentro do Evernote. Inclusive falo um pouco sobre isso nos episódios relativos a educação.

O problema é que em certas ocasiões eles podem ser grandes demais e ultrapassar os 100 MB. E nem sempre o tamanho está relacionado ao número de páginas. A resolução pode ser tanta que o tamanho do arquivo fica enorme mesmo que tenha poucas páginas.

O OS X conta com alguns filtros básicos que permitem comprimir PDFs, mas a compressão é exagerada e é quase certo que a leitura ou qualidade do documento ficará comprometida. Passei por isso há algum tempo e descobri no fórum da Apple uma forma de resolver o problema. A solução é instalar um outro conjunto de filtros. O processo é um pouco manual, mas funciona muito bem.

A primeira coisa a fazer é baixar os filtros. Depois precisará descompactar o arquivo Zip e incluir os filtros na pasta “PDF Services” que fica dentro de “Library” ou “Biblioteca” (na versão em português do sistema operacional).

Como a Apple passou a esconder esse diretório, você precisará torná-lo aparente. Com a janela do Finder aberta, clique em “Ir” ou “Go” na barra superior da tela e aperte a tecla “alt” ou “option” do seu Mac. A opção “Library” ou “Biblioteca” aparecerá. Clique sobre ela.

O próximo passo é navegar até a pasta “PDF Services”. Arraste para dentro dela todos os filtros e estará terminado seu trabalho técnico. Agora vamos experimentar uma redução de tamanho dos arquivos. Abra um PDF qualquer no aplicativo Preview.

Quando estiver com o arquivo aberto, escolha a opção imprimir e posteriormente “PDF” na base da janela (imagem abaixo). Veja que todos os filtros aparecerão e agora você precisa experimentar até encontrar o que é eficiente em termos de equilíbrio entre a qualidade e o tamanho final.

Para arquivos com apenas texto costumo usar o “150 dpi average quality” e ele funciona bem. Mas o ideal é que experimente para identificar o que é melhor para cada caso. Fica, entretanto, uma observação final. Tenha paciência! Dependendo do tamanho do arquivo ele vai demorar um pouco para ser convertido.