11 - Algum dia/talvez... Nunca!

Um dos espaços de organização do GTD é a lista "algum dia/talvez”. Eu diria que nos primeiros materiais publicados a respeito da técnica, sua utilização já foi muito mais radical do que é hoje, mas ainda assim considero o conceito como uma espécie de lixeira de luxo.

Digo isso porque ou você segue a risca todas as cerimônias do GTD, ou a lista certamente cairá no esquecimento. Pergunta para você que usa GTD: quanto tempo de verdade você anda dedicando aos projetos que estão no "algum dia/talvez”? Será que você realmente leva em conta cada um deles nas suas revisões semanais ou eles estão lá largados como se não existissem? 

É por essa razão que não vejo sentido na separação de projetos futuros em um espaço "escondido" que depende totalmente da nossa ineficiente capacidade de lembrar ou da rotina semanal do GTD. Meu fluxo de gestão de tarefas é inspirado em um conceito que adoro no Scrum, o "product backlog”.

Esse é um espaço que guarda à vista tudo aquilo que temos a fazer "algum dia/talvez” para concluir um produto. E o incrível é que ao mesmo tempo o product backlog permite a ordenação hierárquica usando um sistema simples e frequente para triagem e que explorei recentemente no vídeo "Afinal, o melhor é começar pela tarefa mais difícil ou a mais fácil?".