Estou escrevendo um novo livro no Evernote e não tinha percebido.

Desde que lancei o curso online Evernote para Iniciantes, penso em produzir outros dois. O Empresa Organizada com Evernote Business foi publicado há alguns meses e agora falta o curso no qual explico todo meu processo de organização e trabalho utilizando princípios do Kanban, Scrum, Técnica Pomodoro e ferramentas como o Evernote.

Estou há alguns meses trabalhando no conteúdo e na gravação dos vídeos, mas algo inesperado aconteceu. Ontem cheguei a um conclusão surpreendente: descobri que estou também escrevendo um livro.

Todos os livros que escrevi foram 100% estruturados dentro do aplicativo Scrivener, que a propósito é muito bom. O Evernote sempre serviu como um repositório de informações de pós-lançamento, mas acredito que ontem isto mudou.

Como desde o começo o plano era produzir um curso online e não num livro, criei um novo caderno no Evernote com uma nota índice na qual comecei a jogar ideias que fui organizando até montar a estrutura base do curso.

Além disso, todo conteúdo extra que fui coletando ao longo dos anos e que estava no meu caderno Artigos, movi para este novo caderno do curso. Também fui organizando o conteúdo com etiquetas para conseguir encontrar informações relacionadas a cada tema.

O próximo passo, as pautas, fui criando dentro de novas notas a medida que o texto começava a ficar mais elaborado na nota índice.

Como nenhuma delas foi criada cronologicamente, a nota índice é muito importante. A cada nova pauta (capítulo?), eu crio um link dentro do índice e desta forma consigo navegar tranquilamente entre elas e incluir ou remover elementos.

Entendeu onde estou chegando? Como o Evernote está comigo o tempo todo, essas pautas estão sempre acessíveis e em construção. Quando tenho uma ideia e não posso parar de fazer o que estou fazendo, apenas jogo tópicos ou uma frase dentro da nota certa para depois elaborar o raciocínio.

E apesar de ser um curso em formato de videoaulas, as pautas acabam ficando muito elaboradas porque quero que os assuntos se encaixem perfeitamente independente da ordem de gravação dos vídeos. 

Em outras palavras, as pautas já são praticamente os capítulos de um novo livro e hoje resolvi que lançarei o curso em formato de videoaula e depois ajustarei as notas dentro do Scrivener para lançar o livro.

No passado já havia tentado escrever um livro dentro do Evernote, mas a falta de cronologia dos capítulos (notas) dentro do caderno me deixava confuso e abandonei a ideia. Infelizmente naquele ocasião não cheguei a pensar na nota índice que hoje me permite navegar facilmente entre os capítulos em construção.

E sabe o que é mais interessante? Depois de já ter lançado outros livros, olho para as notas fora de ordem e o que vejo é algo que funcionará como um registro da história de produção do livro. Como as notas são criadas a medida que tenho que evoluir naquele tema, sempre terei este registro cronológico de como as minhas ideias foram sendo construídas.

A propósito, há algum tempo publiquei uma aula a respeito da Rede de Projetos. Se não assistiu, assista, porque o tema de hoje tem total relação com aquele assunto.

O fato de ter o conteúdo em um caderno, que também está na minha área de atalhos, fez com que eu pudesse acessar as informações a qualquer momento e de uma forma muito eficiente.

Não é incrível o que a tecnologia e um pouco de organização podem fazer por nós? Já passou por alguma situação semelhante a esta. Compartilhe conosco. Deixe seu comentário, dicas ou dúvidas.

Caso precise de ajuda para otimizar os mais variados aplicativos e serviços na organização e produtividade da sua pequena ou média empresa, entre em contato.

Gostou da dica? Compartilhe com os amigos.

Gestão de atividades no Evernote usando o Kanban | Entenda como administro meu canal no YouTube.

A ideia da aula de hoje é compartilhar um pequeno exemplo de uso de princípios do Kanban no Evernote.

O objetivo é que você entenda como a prática de mudar atividades de um estado para outro facilita organizar as coisas na mente e ao mesmo tempo permite ter uma noção clara do progresso das nossas atividades.

Mas o vídeo mostra apenas uma explicação parcial dos princípios do Kanban. Para informações um pouco mais elaboradas, recomendo a aula "Google Keep para gestão de tarefas | Um mini-Kanban usando cores”. E ao assistir atente-se ao Kanban e não ao Google Keep. 

Uso estes princípios e outros relacionados ao Scrum porque não acredito em soluções milagrosas e que funcionam para todos ou que durem para sempre. As etapas do nosso sistema mudam constantemente porque assim é a vida.

Como diz o ditado, a única constante é a mudança. Portanto é preciso sempre adaptar os passos de nossas atividades e preferencialmente de uma forma simples e ágil. O Kanban é excelente no quesito adaptação. 

Kanban no Evernote

Para o conteúdo que estou constantemente publicando em formato de vídeos, textos, aulas online etc., uso um conjunto de cadernos no meu Evernote.

O “Online” guarda todas as notas com ideias que serão um dia transformadas ou não em conteúdo. Funciona como o Backlog do Scrum e a medida que as notas —ideias— ganham corpo, são marcadas com um lembrete do Evernote para que eu saiba que já posso trabalhar na gravação do vídeo e outras etapas pré-publicação.

Depois que o conteúdo é publicado, mudo a data da nota para data de publicação e mudo o caderno para o produto específico: YouTube, Blog, Newsletter etc.

Por fim, se for o caso, incluo a pasta do Google Drive na qual estão os documentos mais pesados como o arquivo fonte do vídeo, mas imagens originais etc. Desta forma, terei um arquivo que posso consultar a qualquer momento no futuro.

Para entender melhor, sugiro que assista o vídeo. Gostaria também de conhecer suas opiniões. Já pensou em usar o Kanban para gerenciar suas atividades pessoais e profissionais? Por favor, deixe um comentário com dicas, dúvidas ou sugestões.

Caso precise de ajuda para otimizar os mais variados aplicativos e serviços na organização e produtividade da sua pequena ou média empresa, entre em contato.

Gostou da dica? Compartilhe com os amigos.

É muito importante ter o histórico da sua saúde | Evernote para guardar organizar exames.

No Brasil não temos um histórico de saúde centralizado, ou seja, se no futuro você precisar de alguma informação de algum exame ou tratamento antigo, pode ser bem complicado encontrar a papelada guardada em pastas e armários na sua casa.

Manter um histórico é muito importante para quem está realizando um tratamento, mas esta não é única razão. 

A cada hemograma, a cada exame, as coisas mudam. Afinal, estamos envelhecendo. E no futuro, pode ser muito importante ter informações do seu passado para que profissionais de saúde tenham como base números reais seus e não uma média da população. Entra em cena o Evernote.

➤ Não basta guardar os documentos no Evernote, é preciso ser eficiente
➤ Otimizando suas Notas no Evernote
Manual completo do Web Clipper
Escâner de bolso (Android e iOS)

Mantenho tudo dentro do Caderno Saúde no qual vou incluindo informações a medida que elas vão surgindo. Cada novo exame, cada nova receita, pagamentos, enfim, tudo relacionado a saúde vai para este caderno.

As informações estão divididas em grandes grupos que são importantes para mim. Por exemplo, uso óculos então tenho uma etiqueta chamada “oftalmologia”. Tudo relacionado aos meus olhos vai para o Cadernos saúde e ganha a etiqueta “oftalmologia”. 

Costumo também fazer exames de sangue anualmente e acho que você já adivinhou. Os PDFs que baixo dos laboratórios vão para o Caderno saúde usando o Web Clipper. Não sabe como fazer isso? Assisa a aula.

E como mantenho as notas do meu Evernote ordenadas por data de criação, tudo que é mais recente estará sempre no topo. E quando preciso filtrar informações específicas, posso usar a busca ou as etiquetas.

E você, já tinha pensado nisso? Faz algo diferente? Deixe um comentário para ajudar outras pessoas. E caso seja seu primeiro vídeo no canal, clique em assinar para acompanhar minhas publicações semanais e descobrir como o Evernote e outras tecnologias podem transformar sua vida para melhor.

Caso precise de ajuda para otimizar os mais variados aplicativos e serviços na organização e produtividade da sua pequena ou média empresa, entre em contato.

Gostou da dica? Compartilhe com os amigos.