Como usar Trello e Google Drive juntos | Tutorial Trello.

Todo arquivo adicionado ao Trello vai ocupar espaço de armazenamento e isto pode ser um problema dependendo do tipo de conta que você utiliza.

Porém, o que considero mais problemático é que quando precisamos trabalhar em um documento armazenado em um cartão do Trello, é preciso primeiro realizar o download. Por fim, existe a impossibilidade de trabalho colaborativo ou simultâneo. Felizmente há um alternativa para resolver este problema.
 

Usando o PowerUp do Google Drive e anexando pastas aos Cards do Trello, você criará um ambiente dinâmico. Ou seja, tudo que é modificado na pasta do Drive, seja inclusão, edição ou exclusão de arquivos, acontecerá também no Card do Trello. 

E para ter acesso a um dos arquivos e trabalhar nele, basta clicar no documento e ele abrirá no serviço correspondente no Google Drive e poderia ser utilizado normalmente inclusive em modo de trabalho colaborativo.

Particularmente só vejo vantagens na integração do Google Drive ao Trello, mas gostaria de ouvir sua opinião. Você usa este tipo de conexão entre os dois serviços? Como tem sido sua experiência? Por favor, deixe seu comentário e lembre-se de compartilhar este conteúdo.

Como usar o novo Google Agenda | Tutorial e Primeiras Impressões.

O Google Agenda mudou e eu adorei. Mas não foram só mudanças estéticas. Inclusão mais rápida e eficiente de compromissos ou lembretes e novidades sofisticadas como a visualização simultânea de agendas internacionais fazem parte do pacote de novidades. Para conhecer todas as novidades, leia o artigo ou assista a videoaula clicando abaixo.

Sempre foi possível incluir compromissos clinicando em espaço correspondente ao dia e horário na agenda, mas como não era simples configurar, eu raramente usava este recurso. Agora ficou melhor. Além de uma caixa maior, a agenda sugere outros horários próximos. E evidentemente é possível clicar em "Mais Opções" para ter acesso às configurações completas.

Antes de seguirmos, preciso mais uma vez elogiar o serviço de lembretes do Google que é simples e eficiente. Se você não marca um lembrete como concluído, ele simplesmente aparece no outro dia e vai se juntando aos novos lembretes dia após dia até que seja marcado como concluído. E não custa relembrar que os lembretes do Google Keep também aparecem no calendário. Caso não saiba como usar o Keep, existem várias videoaulas aqui no canal.

A área de configurações do novo Google Calendar ficou muito melhor. E como o Google Agenda é compatível com o formato iCal, ficou muito mais fácil integrar outros calendários como as datas de conclusão de Quadros do Trello. Existe uma artigo sobre o tema aqui no blog, portanto, caso não saiba como conseguir o link iCal do Quadro ou de outros aplicativos, leia o artigo.

Algo que sempre recomendo para meus clientes é ligar ou desligar a visualização de calendários. Se você está de férias ou aquele calendário, seja do Trello ou do próprio Google, não é excencial para suas atividades, desmarque ele na área lateral e todos os compromissos desaparecem. Obviamente tudo continua existindo, mas não estará mais te importunando.

Algo que muitos não sabem que existe são os calendários prontos do Google. Na versão antiga ficavam bem escondidos, mas agora são facilmente encontrados no menu de configurações. Além de feridos de varias partes do mundo, você verá campeonatos de futebol e outros esportes. Basta adicionar e eles aparecerão na agenda.

Algo novo que eu adorei é a visualização de dois fusos simultaneamente na lateral esquerda do calendário. Infelizmente ainda não disponível na versão do App para telefones. Escolha um segundo país e os dois horários aparecerão lado a lado. É ótimo para quem viaja a trabalho e precisa manter uma relação com pessoas no outro horário.

E caso não viaje, você pode criar dois fusos no Brasil mesmo, um para horário de verão e outro para o horário não modificado. Vai facilitar muito a vida de quem lida com vários estados do país.

Uma outra característica dos serviços Google que também está presente na agenda são os atalhos de teclado. Pressione a tecla interrogação para ver a relação completa de atalhos, mas os que mais gosto são o D, W, M, Y, X para alternar entre as visualizações Dia, Semana, Mês, Ano e quatro dias.

E você, já usava o Google Agenda? Gostou das novidades? Tem alguma dica? Por favor, compartilhe sua opinião nos comentários.

Dicas para usar o Evernote no Mac | Tutorial Evernote.

Quem usa o Evernote em várias plataformas já deve ter percebido como o aplicativo é diferente no Android, quando comparado ao iOS e no Mac, quando comparado ao Windows.

Isto acontece porque cada plataforma conta com recursos próprios que são explorados por cada uma das equipes de desenvolvimento. Nesta aula (vídeo abaixo) compartilho dicas para aqueles que são usuários do Evernote no Mac.

Notebooks em geral têm telas menores, mas alguns modelos da Apple como o novo MacBook e o antigo MacBook Air de 11 polegadas são quase tablets com teclado. E para estes casos valem algumas dicas que reduzem o tamanho de alguns elementos do Evernote fazendo com que a área útil em tela fique um pouco maior. E para facilitar ainda mais a sua vida, existem diversos atalhos de teclado que você pode utilizar para modificar estes elementos em tela. Na videoaula explico e demonstro todos eles.

Outra possibilidade é desprender janelas de notas do Evernote para serem utilizadas lado a lado ou mesmo explorar o recurso de abas do Mac OS e abrir diversas delas no seu Evernote, agrupando diferentes tipos de conteúdo ou trabalho.

Você conhece alguma outra dica? Por favor, deixe nos comentários para ajudar outros usuários. E lembre-se de compartilhar esta aula com seus amigos que utilizam o Evernote no Mac.